sábado, 19 de maio de 2012

As Crianças Continuam Sofrendo



Números refletem parte da violência; nem todas as cidades notificam casos.
Dados da Secretaria de Saúde se referem aos anos de 2010 e 2011.


Crianças são as mairoes vítimas de violência sexual em Sergipe (Foto: Flávio Antunes/G1 SE)
Casos de violência sexual registrados no Paraná
acontecem principalmente contra meninas
(Foto: Flávio Antunes/G1 SE)
Um levantamento feito pela Secretaria de Saúde do Paraná mostra que crianças e adolescentes são vítimas de 45% dos casos de violência registrados no estado. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (18), Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
Os dados da Sesa são referentes aos anos de 2010 e 2011. Nos dois anos, foram notificados 8.775 casos de violência nas unidades de saúde do Paraná. Destes, 3.971 se referem a violência contra crianças e adolescentes.
Segundo a Sesa, os tipos de violência a qual as crianças mais foram submetidas foram negligência ou abandono – no caso de crianças entre 0 e 11 anos, com 48% dos casos. Em seguida, há os casos de violência sexual, principalmente contra meninas.
A violência física foi o tipo mais registrado nos casos envolvendo adolescentes no Paraná. Em segundo lugar, assim como na infância, aparece a violência sexual, seguida por violência psicológica e/ou moral.
A Sesa afirma que os dados não refletem com totalidade os casos de violência no Paraná, já que nem todos os serviços de saúde notificam os casos atendidos. Contudo, a Secretaria considera que os números preliminares são importantes para que se possa traçar um perfil das pessoas que buscam os serviços de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário